Home » Blog

Blog institucional facilita comunicação com o cliente

20 janeiro 2011 1 comentário

No Brasil, a maioria dos blogs são pessoais e usados para expressar as opiniões do autor, divulgar trabalhos ou registrar acontecimentos e viagens. Mas, está crescendo o número de empresas que tem investido em blogs institucionais para criar um canal de comunicação entre o usuário/consumidor.

Porém, algumas empresas já estão atentas ao fato de que ter um blog institucional é uma forma de aproximar a comunicação com os clientes. Esse canal permite que os leitores e consumidores possam interagir com a instituição, comentando em posts, recebendo feedbacks, reclamando, elogiando, tirando dúvidas.

Um blog institucional pode trazer muitos benefícios para uma empresa, como quando um cliente satisfeito faz um comentário positivo ou quando o consumidor insatisfeito recebe um feedback sobre sua reclamação. Um bom exemplo foi a criação do site Reclame Aqui, onde os usuários tinham um canal de comunicação para reclamar de determinado serviço ou produto; depois de registrada a reclamação, em muitas vezes, algumas empresas entravam em contato com o consumidor para resolver a situação, revertendo a reclamação.

Outro benefício de um blog institucional é a possibilidade de criação de posts com links usando as principais palavras-chave para melhorar o posicionamento do site da empresa nos mecanismos de busca. Cada novo post cria uma nova página para os buscadores indexarem, aumentando as chances da URL ser encontrada.
Mais importante que isso, é transformar o blog institucional em um canal de comunicação direta com o cliente. O blog institucional permite também que a empresa desfrute da conexão com outras redes, como o Twitter, Facebook e Orkut, para interagir com o cliente, criando a possibilidade de unificar todas as mídias da empresa.

Além de ser um canal de baixo custo, o blog permite que a empresa conheça melhor seus pontos fortes e fracos já que cria uma comunicação simples e eficaz com o cliente.

Compartilhe:

1 comentário »

  • Marcos Reis disse:

    Olá.

    Poderia me passar alguns links de Blogs desse tipo pra eu ter exemplos?

    Muito grato.

Deixe seu comentário!

Blog
Twitter
Especialidades
WordPress
Google AdWords