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Branding Online: construindo a identidade virtual de uma marca

19 outubro 2012 Nenhum comentário

Branding é um conceito em gestão empresarial que está sendo cada vez mais aplicado em pequenas e grandes empresas. Consiste em uma filosofia da empresa e uma cultura que visa administrar a marca e pregar tudo que ela comunica.

Essa cultura deve abranger todos os aspectos da firma. Desde o nome, símbolo, slogan, mascote, fama, tradição, jingle, embalagem, até o tratamento e comportamento dos funcionários. Trata-se da imagem da marca como um todo, como é vista por dentro e por fora. Tudo isso, de uma forma ou de outra, vai ser absorvido pelas pessoas. De modo que a opinião deles sobre a empresa seja baseada em tudo que já foi visto relacionado a essa marca.

O segredo do Branding é a percepção de que tudo que é comunicado. Pequenas coisas como a roupa que o funcionário veste, a facilidade de acessar o web site, fazem toda a diferença. Outro ponto essencial para uma gestão bem sucedida é o planejamento. No caso dos websites, que são o principal veículo de informação para muitas empresas, é essencial que sejam administrados por quem entende do assunto. Estabelecer uma periodicidade para publicações, um layout fácil, cores agradáveis, direcionar o conteúdo para o público alvo, são elementos importantíssimos do Branding.

O Branding Online é uma vertente dessa administração de marcas. Na verdade o conceito não muda, só deve ser trabalhado de uma maneira voltada para a interação virtual. A identidade visual do website representa a essência da marca, e deve estar de acordo com as preferências do público-alvo. Outra recomendação do Branding online é a experiência do consumidor no website, deve ser única e sempre positiva, de modo que faça com que ele queira voltar.

A gestão do Branding pode ser aplicada em qualquer marca, não importando o tamanho da empresa. Mas, é importante estar consciente de que os resultados vêm em longo prazo, pode levar anos. Afinal, o Branding é responsável pela construção da identidade da marca em cima de um planejamento.

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