Home » Blog

Como está a presença digital de sua empresa?

14 novembro 2011 Nenhum comentário

Há alguns anos o uso da internet para alavancar negócios deixou de ser uma aposta no futuro para se tornar realidade. De acordo com o Ibope Nielsen Online, o Brasil alcançou no segundo trimestre de 2011 um total de 77,8 milhões de usuários com acesso à internet. Desse total de usuários, 47% afirmaram se conectar diariamente à rede e 20% realizam compras online (Fecomércio-RJ). Ainda com todos esses números favoráveis, existem empresas que não consideram os meios digitais como potenciais geradores de negócios e optam por não estarem presentes na internet.

Estar presente na internet é mais do que ter um site. É ser atuante na rede, postando conteúdos relevantes, mantendo relacionamento com os clientes e estando com todas as informações online sempre atualizadas. Uma empresa que é digitalmente presente conhece seu público, mas não descarta quaisquer outros nichos de mercado, e coloca no site informações que traduzem a instituição, com simplicidade e facilidade na navegação.

O conceito de presença digital é estar onde seu público está na web. Por exemplo, não seria interessante para uma empresa que vende máquinas industriais criar um perfil no Orkut, já que está no início da cadeia produtiva, poucos se interessariam pelo conteúdo postado e, por isso, haveria pequena adesão dos usuários, porque esse tipo de empresa possui uma pequena relação com o consumidor final nesse meio. Porém, é essencial que a empresa esteja bem ranqueada no Google, possua uma assessoria de imprensa online e faça ações de mídia online para criar uma reputação digital favorável aos negócios.

Já uma empresa de artigos femininos para adolescentes tem que estar em redes como o Orkut, Twitter e Facebook. Grande parte dos usuários desses sites é composta por um público que tem interesse nesses produtos.

Até novembro de 2011, 61% dos internautas brasileiros afirmaram estar nas redes sociais e sites de mensagens instantâneas (Fecomércio-RJ). Essas ferramentas são importantes aliadas para aqueles que queiram aprimorar a presença digital, já que servem para conhecer melhor o público-alvo e criar um relacionamento com eles. Além disso, alguns conteúdos e perfis de redes sociais são indexados nas buscas do Google.

Devido à quantidade de informações que recebemos diariamente na internet, não basta apenas estar presente, mas se fazer presente nos meios digitais. Para que isso seja feito na busca por resultados positivos, o ideal é contratar um profissional qualificado ou uma agência digital que tenha a expertise necessária à sua demanda.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!

Blog
Twitter
Especialidades
WordPress
Google AdWords