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Como lidar com as reclamações via redes sociais

1 novembro 2012 Nenhum comentário

Hoje em dia uma saída mais eficiente do que reclamar no SAC de uma empresa, para muitos consumidores, têm sido o protesto por meio das redes sociais. Enquanto o prazo de solução para problemas registrados via SAC pode demorar muitos dias, nas redes sociais eles podem ser resolvidos em questões de algumas horas.

Isso por que uma reclamação nas redes atrelada ao nome de uma marca tem uma grande visibilidade. E pode resultar em prejuízo, uma vez que outras pessoas viram um comentário negativo sobre a empresa. Então como lidar com essa nova ferramenta de reclamação?

É importante ter um constante acesso às redes, para que qualquer queixa publicada não fique muito tempo visível e seja resolvida logo. A empresa que atende com rapidez leva uma imagem de eficiência ao consumidor, e pode acabar se beneficiando com essa exposição. É o caso do Bradesco que respondeu as rimas de reclamação de um cliente com outras rimas criativas. A resposta simpática fez sucesso e circulou pelas redes sociais.

Por isso, hoje grandes, médias e pequenas empresas investem fortemente na área de comunicação online. Visando ter uma comunicação mais instantânea e personalizada com seus clientes. Cuidar das redes sociais e dar atenção aos seus consumidores e reclamações é uma forma de manter a reputação da marca, que pode ser destruída ou abalada com alguns “compartilhamentos” negativos.

Portanto, quando receber uma reclamação online, não se desespere. Mantenha a calma, resolva o problema e responda da maneira mais simpática e criativa possível.

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