Home » Blog

Que tal transformar a Comunicação Interna de sua empresa em 2.0?

9 setembro 2011 Nenhum comentário

Em outros posts, já citamos a importância da Comunicação Interna para os colaboradores da empresa, principalmente no fator motivacional. Depois de consolidar a Comunicação Interna, que tal fazer com que os funcionários interajam entre si? Trazer a interatividade para a corporação é algo que pode gerar consequências boas e ruins, porém, se bem feita, os resultados podem ser muito positivos para a empresa.

Antes de pensar em uma Comunicação Interna interativa, é preciso implementar uma cultura colaborativa na empresa, de forma que a comunicação não seja unidirecional e sim multidirecional. Desta forma, evitam-se comentários negativos sobre os assuntos publicados, já que os funcionários se veem como parte integrante da companhia e não meros executores. Para isso, é preciso incentivar a participação de todos nessa mudança comunicacional e cultural da corporação, favorecendo o engajamento de todos.

Sabemos que essa mudança não é nem um pouco fácil, uma vez que muitos gestores serão contra. Mas para incentivá-la citamos um benefício que a cultura colaborativa traz: a inteligência coletiva. Uma boa ideia pode surgir de qualquer pessoa e a Comunicação Interna 2.0 pode tornar mais aparente as competências dos funcionários, e consequentemente, da empresa. Para isso, será necessário confiar na capacidade dos colaboradores para resolver problemas, sugerir novas ideias, ajudar outros companheiros de trabalho etc.

Uma forma de começar a fazer Comunicação Interna interativa na empresa é fazer com que o colaborador não seja somente um consumidor da informação e sim um produtor de conteúdo. Para que isso seja possível, é preciso implementar ferramentas que permitam a interatividade, como por exemplo, escrever notícias, comentar, compartilhar, entre outros.

Porém, não se pode esquecer que para fazer tudo isso é necessário antes um bom planejamento, desde o formato da plataforma e funcionalidades até as fases de implementação do novo modelo colaborativo. A Comunicação Interna tornou-se uma importante ferramenta para melhorar o ambiente de trabalho e também pode gerar impacto nos resultados da empresa.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!

Blog
Twitter
Especialidades
WordPress
Google AdWords