Home » Blog

Comunicação interna: publicar ou omitir notícias ruins?

12 abril 2012 Nenhum comentário

A comunicação interna, por vezes, é utilizada pelas companhias apenas para transmitir informações positivas, omitindo ou não dando a mesma importância a situações complexas e que possam causar insegurança aos funcionários. Entretanto, esconder informações tira a credibilidade da comunicação interna e da própria empresa. Por mais complicado que seja lidar com situações difíceis, os assuntos devem ser abordados sempre com muita transparência.

Em exemplos práticos, uma empresa ganha um certificado como uma das melhores companhias para se trabalhar. Rapidamente, esta notícia é publicada em todos os canais de comunicação interna com uma grande e detalhada cobertura, com direito a palavra do presidente e uma mensagem de incentivo aos funcionários.

No entanto, se os negócios desta mesma empresa não estão indo bem, por exemplo pela perda de alguns clientes e até pelo corte de um número considerável de funcionários, a equipe de comunicação interna não trata o assunto com a mesma transparência, e publica apenas uma pequena nota no jornal mural, sem muitos esclarecimentos. Desta forma, o setor de comunicação perde a credibilidade e, às vezes, acaba virando motivo de chacota entre os funcionários, favorecendo o aparecimento de boatos que podem atingir as pessoas fora da empresa e desencadear uma crise ainda maior.

Por isso, por mais complexo e demorado que seja tratar os momentos difíceis, as notícias ruins devem ter a mesma transparência das boas informações. Assim, os funcionários não irão ficar revoltados quando a empresa estiver passando por momentos ruins. Pelo contrário, vão se sentir parte de uma família e poderão trabalhar ainda mais para ajudar a empresa a se reerguer, transformando um momento ruim em oportunidade de novos negócios. Lembre-se, os funcionários conhecem muito bem a empresa que trabalham, até mais do que os diretores imaginam.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!

Blog
Twitter
Especialidades
WordPress
Google AdWords