Home » Blog

Gina Indelicada: o que fazer com 2 milhões de likes

28 setembro 2012 Nenhum comentário

Já ouviu falar da Gina, certo? E da sua versão indelicada?
Se você é usuário do Facebook provavelmente já. Afinal, mais de 30 milhões de pessoas já visualizaram a página da Gina Indelicada. Esse número corresponde a mais da metade dos usuários ativos do Facebook no Brasil.

Mas para os que ainda não toparam com uma janelinha de chat compartilhada em sua timeline, vamos entender do que se trata. Gina Indelicada é o nome de uma página no Facebook que conseguiu cerca de 2 milhões de seguidores em 2 semanas. São números impressionantes em um espaço de tempo muito curto.

Pode parecer fácil, ou sorte, criar uma página engraçada que faça sucesso e obtenha muitos seguidores. Mas não é tão simples. O estudante de publicidade que criou o perfil revela que antes de começar com a Gina Indelicada ele já era dono de outra página, onde ele testava diferentes formatos e via o que agradava mais o público. Era uma espécie de laboratório virtual, e com suas experiências ele percebeu que o formato “Gina” (janelas de chat em que ela responde a perguntas com respostas levemente ácidas e engraçadas) deu certo, ao mesmo tempo em que compartilham, as pessoas curtem e comentam bastante.

A escolha da personagem Gina não tinha relações com a empresa fabricante dos palitos, Rela Gina, foi simplesmente pelo fato de ser uma personagem carismática e popular entre os brasileiros.

Após o sucesso da página muitas pessoas acreditaram que  Ricck Lopes, o criador, poderia ser processado por uso impróprio de uma marca. Realmente, em entrevista o diretor-presidente da empresa confessou que no começo cogitou acionar o departamento jurídico para tomar alguma providência. Mas com o passar dos dias o que se constatou foi algo positivo para a marca. O perfil de humor que utilizava o nome do produto deu uma grande visibilidade à marca e para diferentes públicos. A marca, que sempre teve como principal veículo de comunicação online o website, percebeu a importância da presença nas redes sociais.

Porém, mais difícil do que criar uma página com grande visibilidade e repercussão é mantê-la em alta. Analisando o gráfico de interesse, é possível perceber que com a mesma rapidez que a página atingiu seu auge de visualizações, também teve uma queda acentuada pouco tempo depois.

Esse episódio além de mostrar o quão benéfica pode ser uma rede social para uma empresa também destaca a importância do planejamento e manutenção das redes sociais. Afinal, depois de conseguir 2 milhões de seguidores em menos de um mês, deve se pensar nas próximas pretensões. O Facebook e as outras redes sociais, no momento atual são ferramentas praticamente infalíveis para divulgação de marcas se forem bem administradas.

E você, o que sugere para a Gina ressuscitar?

O gráfico mostra ascensão e queda em curto tempo da página Gina Indelicada

Compartilhe:

Deixe seu comentário!

Blog
Twitter
Especialidades
WordPress
Google AdWords