Home » Blog

HTML: o que significa esse termo tão usado por agências e webdesigners?

23 fevereiro 2012 Nenhum comentário

Muitas empresas querem ter um site institucional e contratam agências para a construção da página. Entretanto, nas reuniões que antecedem a construção do site muito se escuta sobre HTML e, por serem leigos no assunto, os profissionais responsáveis pelo contato com agências ficam inseguros. Afinal, o que é HTML? Confira abaixo, de forma simples, o que significa esse termo que desperta tanta curiosidade.

HTML significa Hypertext Markup Language, que em português é: Linguagem de Marcação de Hipertexto. O objetivo da criação dessa linguagem foi permitir a navegação na internet por diferentes páginas através de hiperlinks. Resumidamente, HTML é um conjunto de informações (textos e imagens) na forma de códigos. Atualmente, apesar de já existirem muitos trabalhos realizados em HTML5, o padrão ainda é o 4.0.1.

A exibição de um site é realizada da seguinte maneira: o navegador envia um pedido da página acessada ao servidor que hospeda o site. O servidor devolve um arquivo escrito em uma linguagem que o navegador entenda (HTML). Após receber o HTML, o navegador lê todo o código do arquivo e o renderiza para um formato, que é o site pronto. O servidor comporta tanto uma página estática no formato HTML, que é mais complicada de atualizar, como um CMS (publicador de conteúdo) produzido em outras linguagens, como PHP ou .NET para facilitar a atualização.

Vale lembrar que existe o flash, uma linguagem que explora aspectos mais visuais, mas prejudica a indexação dos sites nos buscadores por esconder o conteúdo em muitos casos. Para as páginas em flash serem lidas o usuário é obrigado a instalar um plugin, que é um programa que adiciona funções ao navegador utilizado.

Em 2009, foi apresentado o HTML5, que visa quebrar barreiras de compatibilidade na exibição de vídeos via internet, aprimorar aspectos visuais, exibir gráficos interativos com facilidade e o melhor: sem precisar instalar nenhum plugin. No entanto, o HTML5 está em fase de desenvolvimento e ainda não é utilizado como linguagem padrão.

Agora que os termos HTML e Flash foram esclarecidos, procure uma agência para construir o site de sua empresa e comece a desfrutar dos benefícios proporcionados pelo universo digital.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!

Blog
Twitter
Especialidades
WordPress
Google AdWords