Home » Blog

O conteúdo colaborativo na comunicação interna

13 maio 2011 Nenhum comentário

Estimular a participação dos colaboradores de determinada empresa a ajudar a produzir conteúdo pode ser uma ótima oportunidade de explorar ainda mais os canais de comunicação da corporação. Entretanto, é preciso estar atento às demandas e à relevância das informações enviadas, para que essa interação não acabe se tornando caótica e desinteressante.

Para que esse canal seja construído de forma eficaz, é necessário que haja profissionais ou mesmo uma agência para verificar, analisar, editar ou reescrever tudo o que é enviado. Isso porque esse conteúdo condiz com as visões editoriais da empresa, ou seja, as empresas são formadas por pessoas e essas visões particulares podem ser muito diferentes do recado que a empresa quer passar.

Nem todos os colaboradores têm o mesmo conhecimento dos profissionais que trabalham na Comunicação Interna, responsáveis por divulgar e adequar a linguagem corporativa para que todos possam entender o teor da mensagem.

Antes de possibilitar esse canal, é importante estipular algumas ‘regras’ básicas. Algumas empresas optam por dar crédito aos colaboradores que escrevem esses artigos – o que é bastante adequado, já que valoriza a informação e o texto do colaborador, além de impor uma responsabilidade ao publicador.

O ideal é evitar lacunas nas informações coletadas e, principalmente, informações falsas. A publicação de algo que não aconteceu pode acarretar em problemas gravíssimos, comprometendo a eficácia da comunicação na sua empresa.

Também deve-se atentar aos possíveis erros de português e de concordância. Alguns colaboradores podem não ter total conhecimento de como escrever da maneira correta, por isso é bom verificar cada detalhe do conteúdo que foi enviado.

Conteúdo colaborativo é uma ferramenta poderosa, mas deve-se ter todo o cuidado possível antes de implantá-la. Não se trata apenas de um sistema eficaz e de última geração. Isso é, sem dúvida, imprescindível, mas é importante acompanhar de perto o comportamento dos colaboradores para incentivar a participação de todos e desenvolver uma cultura colaborativa na empresa. A All Image também estimula essa ação: confira os nossos serviços de Comunicação Interna.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!

Blog
Twitter
Especialidades
WordPress
Google AdWords