Home » Blog

O poder das #hashtags

11 outubro 2012 Nenhum comentário

Se você é usuário do Twitter é provável que já conheça as hashtags. Se não usa essa rede, talvez já tenha se deparado com o “#”, também conhecido como jogo da velha, antes de alguma palavra ou frase em outras redes sociais. Hoje elas fazem muito sucesso, movem campanhas, entretêm as pessoas, expressam emoções e sentimentos. Mas, vamos entender melhor sobre elas.

As hashtags são frutos do Twitter, que surgiu em 2006, e funcionam como hiperlinks. Ajudam os usuários a especificarem o assunto sobre o qual estão falando, o que consequentemente auxilia os interessados em encontrar o mesmo tema. Por exemplo, você escreve um comentário sobre um livro, e no final coloca a hashtag com o nome do livro. Os que também se interessam podem encontrar seu comentário via hashtag.

Com o passar do tempo as hashtags foram adquirindo outras funções, a função de protestar é uma delas, homenagear também. No twitter existem os Trending Topics, que é o espaço reservado para as palavras e hashtags mais usadas naquele instante.. Assim, quanto mais pessoas falam sobre determinado tema usando a mesma palavra, maiores são as chances dessa palavra se destacar nos TTs (Trending Topics). Nas eleições no Irã, em 2009, os internautas usaram o Twitter como uma das principais ferramentas de notícias e protestos após a censura na internet. Também houve muitas homenagens nos Trending Topics quando ocorreu a morte de Steve Jobs, em outubro do ano passado.

Mas as hashtags caíram no gosto dos internautas e já ultrapassaram as fronteiras do Twitter. Hoje até no Facebook, onde não funcionam como hiperlink, elas são usadas. Para expressar um status, uma emoção ou simplesmente brincar. O aplicativo Instagram também deve muito do seu sucesso às hashtags. Nessa rede a maneira mais fácil de mostrar sua foto ao mundo é usando hashtags relacionadas à imagem, de modo que os usuários encontrem e compartilhem fotos do tema que os agrada.

As hashtags não movem montanhas, mas podem promover muito bem uma campanha ou uma empresa. Um simples caractere antes de uma palavra pode fazer com que essa palavra seja lida em todo o mundo. Um poderoso “jogo da velha”!

Compartilhe:

Deixe seu comentário!

Blog
Twitter
Especialidades
WordPress
Google AdWords