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Por que preciso de uma Comunicação Interna na minha empresa?

22 março 2011 Nenhum comentário

Geralmente, os funcionários passam mais tempo na empresa do que em suas próprias casas e, por isso, acabam convivendo mais com colegas do trabalho do que com a própria família. Esse tempo destinado às atividades na empresa pode ser um bom motivo para uma empresa investir em Comunicação Interna, favorecendo a criação de um relacionamento mais consistente entre a empresa e o funcionário.

Além disso, é importante que os funcionários conheçam as informações, notícias e ações da companhia, já que só temos orgulho da empresa se a conhecermos a fundo. A Comunicação Interna pode auxiliar as pessoas a entenderem que fazem parte de um todo, como uma engrenagem: se uma deixa de funcionar, a máquina inteira para. Essa comunicação pode ainda ir além do ambiente de trabalho e ser levada para a família, que também é consumidora potencial de produtos e serviços.

São muitas as utilidades da Comunicação Interna. E, muitas vezes, as empresas não dão a devida importância, colocando pessoas sem qualificação para realizá-la. Uma boa equipe de Comunicação Interna é constituída por profissionais na área de Relações Públicas e Jornalismo, já que um trabalha com o relacionamento com os colaboradores e o outro com a própria comunicação. Essa estrutura mínima garante que exista uma estratégia a ser feita e uma mensagem a ser passada aos funcionários.

A grande importância da Comunicação Interna é: motivar e engajar a equipe interna. E outro motivo para adquirir este serviço é evitar ruídos da comunicação, já que a informação será transmitida de maneira unidirecional e, em alguns casos, pode ocorrer de forma colaborativa, em que os funcionários fazem parte da comunicação – mas sempre tendo no Workflow a equipe de Comunicação Interna.

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