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Como as redes online influenciam na decisão de compra feminina

5 agosto 2010 Nenhum comentário

As mulheres conquistam cada vez mais independência mas, na hora de fazer compras, elas ainda dependem de opiniões alheias. Conversas no salão de beleza ou pelo telefone ficaram para trás! Uma pesquisa sobre comportamento e consumo feminino descobriu que a internet influencia na forma como as mulheres consomem. As mídias sociais (como Orkut, Facebook e Twitter) têm sido usadas como fonte de busca de informações sobre produtos e serviços antes e depois da compra.

Em atividades online, as mulheres gastam 39 horas semanais, segundo constatou a pesquisa realizada pela Sophia Mind. O e-mail ainda tem a maior utilização: 91% das usuárias. Seguido dele, há um empate entre o acesso a websites e TV, com 69%. Por fim, o uso das redes sociais, rádio e revistas somam 58% de utilização pelas mulheres. Em média, 67% das usuárias de internet declararam que buscam na rede informações sobre produtos e serviços antes de comprá-los ou contratá-los.

Outra comprovação feita pela pesquisa foi a porcentagem de usuárias de redes sociais, blogs e sites de compartilhamento que é alta: cerca de 93%. Por meio desses dados, a empresa Sophia Mind constatou que a internet tem papel fundamental na decisão de consumo das mulheres, considerando que 60% delas comentam suas experiências nas redes sociais. Além disso, notou-se que os sites dos fabricantes e varejistas também ganharam destaque por terem tornado a comunicação com as usuárias mais fácil e rápida pelo atendimento online ao consumidor.

Nesse cenário conclui-se que investir nas redes sociais para estabelecer a comunicação entre as marcas e as consumidoras tornou-se um planejamento estratégico. A grande quantidade de informações disponível pode confundir as mulheres, por isso a indicação de produtos e o marketing online são essenciais.*

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