Home » Blog

Saiba por que o conteúdo exclusivo melhora a exposição do seu site nos buscadores

1 fevereiro 2011 1 comentário

Nesse emaranhado de informações os buscadores, como Google, Yahoo e Bing, têm a difícil missão de entregar aos clientes os resultados mais significativos para um determinado termo ou frase buscada. Mas, para que o seu site apareça nas primeiras páginas da busca orgânica, é necessário tomar cuidado com mais um detalhe que geralmente confunde os robôs dos buscadores: o conteúdo duplicado.

Em primeiro lugar, certifique-se de que seu site produz conteúdo exclusivo e não tem cópia de nenhum outro artigo na rede. Assim, os buscadores conseguem identificá-lo como único, melhorando a posição nas páginas listadas. Entretanto, mesmo que as informações da sua página não sejam reproduzidas em outros blogs, é possível que haja conteúdo duplicado no seu próprio site.

Sempre que uma nova informação é publicada, o site gera um caminho específico, denominado URL. Porém, um mesmo conteúdo pode ter diversas URLs de uma mesma página, dificultando o trabalho dos buscadores em identificar qual é o caminho que apresenta o conteúdo original. E, com isso, o ranking do seu site pode ficar comprometido em pesquisas no Google, por exemplo, já que o robô não saberá qual é a URL autêntica que apresenta o conteúdo.

Algo comum de acontecer na correria do dia a dia é deixar algumas páginas no servidor, mas sem link em nenhuma página do site. Mesmo estando “solta” no site, essa página é indexada nos buscadores e poderá ser considerada como conteúdo duplicado.

Confira alguns exemplos que podem ser considerados como conteúdo duplicado de acordo com as URLs:

http://seusite.com.br

http://www.seusite.com.br

http://www.seusite.com.br/

http://www.seusite.com.br/index.html

http://www.seusite.com.br/home.aspx

Nesses exemplos, há várias URLs que podem direcionar para uma página de mesmo conteúdo. Se o seu site tem conteúdo duplicado, há sérios riscos de perder tráfego, porque os buscadores podem entender que a sua página não apresenta conteúdo relevante.

Lembre-se: os buscadores querem entregar aos internautas resultados de busca com conteúdos relevantes e diferenciados. Portanto, mesmo que seu site tenha um pagerank baixo, você pode estar nos primeiros resultados, desde que tenha conteúdos exclusivos.

Para evitar que isso aconteça, existe um método aplicado pelos profissionais de SEO chamado “Canonical Tag”, que redireciona as várias URLs de seu site para apenas um caminho. Isso unifica as pesquisas dos buscadores. Desta forma, os robôs de busca entendem que as demais URLs servem de redirecionamento para o seu site, garantindo mais relevância ao conteúdo da página.

Por exemplo, em uma pesquisa orgânica com o termo www.allimage.com.br, o Google registra um número muito grande de páginas. Nem todos os resultados direcionam para o site em questão – o que representa a existência de conteúdo duplicado, com o nome allimage.

Isso acaba sendo inevitável, já que outros blogs e sites podem linkar para a sua página ou usar o mesmo termo pesquisado. Como os buscadores filtram os resultados mais relevantes, provavelmente a prioridade poderá ser dada para o site que produziu o conteúdo. Por isso, também é importante citar a fonte de origem caso o seu texto apresente conteúdo de outro site e usar a “Canonical Tag”.

Na próxima figura é possível visualizar uma busca específica que apresenta resultados diversos na mesma página. Por exemplo, a matéria de título “Mercado financeiro eleva previsão de inflação de 2011 para 5,53%”, do Portal G1, traz na primeira página um site que redireciona para o G1 e, ainda na primeira página da pesquisa, resultados de sites que se utilizaram do mesmo conteúdo. Os motivos para o melhor posicionamento podem estar no PageRank e densidade das palavras-chave, só para citar alguns exemplos.

Como pode ser constatado, a duplicação de conteúdo pode comprometer os acessos ao seu site quando ele apresenta informações duplicadas em diferentes sites. Os buscadores sempre vão priorizar os resultados de páginas que mostrem informações exclusivas sobre o assunto pesquisado.

Fique atento a esse detalhe. Consulte as Soluções da All Image para que o seu site conquiste as melhores posições nas páginas de busca e, consequentemente, gere mais lucro para o seu negócio.

Compartilhe:

1 comentário »

  • Ellisa disse:

    me gusta el video porque el tema esta neaaciorldo con lo que indicas en el video, es real no basta tener solamente la web si no lo posicionas, interesante forma de promocionarlo, te doy un voto positivo .

Deixe seu comentário!

Blog
Twitter
Especialidades
WordPress
Google AdWords