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Twitter: influência se mede pela qualidade, não quantidade

11 fevereiro 2011 Nenhum comentário

Redes sociais como Twitter e Facebook costumam ser tema das principais publicações de tecnologia, mas é pequena a parcela de internautas que participam dessas redes ativamente. Menor ainda é o total de usuários responsáveis pelo conteúdo gerado. Desta forma, buscar influência por esse meio é um pouco complicado: de que adianta ter diversos seguidores no Twitter, por exemplo, se os usuários são passivos e não interagem com as publicações?

É necessário criar um ambiente de interação com os usuários nessas redes, para que determinada campanha ou mesmo algum conteúdo exclusivo tenha uma boa repercussão e, consequentemente, melhore a imagem da sua empresa na web.

Em outras palavras, é melhor investir em qualidade do que buscar quantidade. Gerar o famoso “boca a boca virtual” depende mais da interatividade gerada pelo perfil da sua empresa com os internautas do que ter um grande número de seguidores. Isso porque alguns usuários criam seus perfis e seguem diversos outros, mas não compartilham nada.

Existem algumas ferramentas que mensuram a influência da sua marca no Twitter, como é o caso por exemplo do Twinfluence, que calcula o impacto dos seus ‘tweets’ a partir dos cliques dos seus seguidores e dá um panorama geral do comportamento online causado pelas postagens do seu perfil. Por exemplo, se a sua empresa compartilha conteúdo próprio ou novas campanhas promocionais, e alguns dos seus seguidores ‘retuítam’ suas mensagens, significa que o seu perfil está atingindo um alcance maior. É mais ou menos como marketing viral, só que via rede social.

Portanto, vale mais um internauta ativo que segue o perfil da sua empresa e esteja dentro do seu nicho de atuação do que muitos outros que praticamente não têm representatividade alguma no Twitter. Criar um canal de comunicação rápido e eficiente é importante para fidelizar esses usuários: deve-se sempre responder às perguntas feitas, ter uma política de respostas ao receber as críticas e preocupar-se em manter toda a sua rede informada sobre o que acontece na empresa.

Não é tarefa fácil, por isso muitas corporações optam por contratar um serviço especializado para lidar com os clientes e os formadores de opinião online. Confira os serviços de Fortalecimento de Marca da All Image e aumente a influência da sua empresa nas redes sociais.

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