Home » Blog

Uma nuvem de tags diz muita coisa

16 agosto 2012 Nenhum comentário

Você deve ter vários amigos no Facebook e já deve ter percebido que alguns deles normalmente falam sobre um mesmo tema na rede. Não é verdade? Seja por serem admiradores de um assunto ou até mesmo por serem especialistas. Portanto, se você fosse transformar tudo o que é dito em uma nuvem de tags descobriria quais são as palavras mais utilizadas e se essas letrinhas são realmente compatíveis com o tema escolhido.

Em site ou blog o mesmo raciocínio pode ser usado. As palavras mais usadas são as que aparecem com maior tamanho na imagem e refletem quais os assuntos mais abordados. Com isso, você vai perceber quando acontecer qualquer distorção nos temas escolhidos e se as palavras que são mostradas na nuvem de tags têm relação direta com o que foi definido em planejamento, ou até mesmo reforçar algum tema que esteja perdendo terreno.

A nuvem de tags também ajuda na escolha do melhor título para um texto. Do ponto de vista da otimização para os buscadores, o título é um dos principais fatores de rankeamento. Vale a pena perder alguns minutos a mais para a escolha de um título mais chamativo.

Por exemplo, na primeira versão deste texto algumas imagens causaram-me incômodo: as palavras “pode” e “usadas”. Ou seja, as imagens me ajudaram a ter um texto um pouco menos repetitivo e mais preciso. Depois das alterações agora fiquei mais satisfeito com o resultado. Já parou para imaginar como seriam as nuvens de tags de um jogo de futebol, discurso político ou jornal policial? Parece um exercício interessante. Não é mesmo?

Compartilhe:

Deixe seu comentário!

Blog
Twitter
Especialidades
WordPress
Google AdWords